Informativos

As informações atualizadas sobre segurança do trabalho, você encontra aqui.


Ergonomia no trabalho: qual a sua importância?

Atualizado em 01/09/2019



Cada vez mais a saúde dos trabalhadores tem sido tema de destaque dentro das empresas. E um dos assuntos mais importantes é a ergonomia no trabalho. Ela assegura o bom funcionamento das atividades ao proporcionar qualidade de vida, bem-estar e saúde aos colaboradores.

Mas você ainda não sabe o que é ergonomia no trabalho? Descubra agora mesmo e confira algumas dicas de como investir nela e deixar a sua empresa mais produtiva.

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho é o estudo da relação existente entre o trabalhador e o seu ambiente de trabalho, bem como as condições para executá-lo. O objetivo é o de  desenvolver uma integração entre eles a fim de aumentar a eficiência organizacional e garantir a saúde, segurança e conforto do profissional.

Nesse estudo são avaliadas a postura adotada pelos funcionários, os movimentos corporais realizados, os fatores físicos ambientais presentes no trabalho e os equipamentos utilizados. Para regular o exposto, o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Norma Regulamentadora nº 17.

Trata-se de uma ferramenta que visa o desenvolvimento e aplicação de práticas para combater as doenças desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico. Isso devido ao fato de que muitas pessoas estão sujeitas a tarefas repetitivas, levantamento de cargas e outros.

Com isso, elas podem  adquirir doenças específicas para cada tipo de tarefa laboral realizada; além de lesões e problemas psicológicos como falta de atenção, estresse e pressão por resultados.

Quais os benefícios para a empresa?

Existem muitos benefícios quando a empresa investe em ergonomia no ambiente de trabalho. Confira os principais.

  • redução do número de afastamentos ou ausências devido a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho;
  • diminuição de desperdícios, pois os colaboradores estarão mais atentos à execução das atividades;
  • melhoria na qualidade de vida dos colaboradores proporcionada por um ambiente mais seguro e livre de riscos que provocam doenças e acidentes;
  • valorização profissional, na qual o profissional percebe o sentimento de reconhecimento pela empresa sobre a importância de cuidar da saúde e segurança de todos;
  • diminuição dos custos com sinistros pela redução dos problemas de saúde no ambiente de trabalho. Com isso não há a necessidade de utilizar constantemente o plano de saúde.

Como realizar melhorias para esse objetivo?

Elabore um programa de Ergonomia. Ele consiste no levantamento dos riscos ergonômicos no ambiente de trabalho e na adoção de medidas que contribuam para a eliminação dos mesmos. . Esses riscos estão relacionados com as formas de trabalho e podem ser realizadas alterações para evitá-los.

Por exemplo: quem passa o dia inteiro sentado pode ter sobrecarga nos músculos e articulações quando a mesa e ou cadeira possuem formatos e alturas que induzem o colaborador a ter uma postura errada.

Para evitar esse tipo de problema  é necessário que a mesa e a cadeira estejam em alturas ajustadas ao tamanho do colaborador. Os pés devem estar retos no chão e a tela do monitor do computador deve estar entre 50 a 70 cm dos olhos do usuário.

Quem trabalha em pé durante o dia todo pode ter problemas nas pernas, como varizes e problemas articulares. Nesses casos, o trabalhador deve fazer pausas e descansar. E quem manuseia cargas poderá desenvolver problemas na coluna. Nessa situação , o ideal é utilizar equipamentos que facilitem a manipulação da carga.

Além da adoção de mobiliários e equipamentos, respeite a carga horária adequada para a atividade, promova a ginástica laboral, oriente os colaboradores a não passar muito tempo na mesma posição, cuide da iluminação, da temperatura e do nível de ruídos.

Viu como a ergonomia no trabalho contribui para o bem-estar e a saúde das equipes? A organização também se beneficia quando investe no conforto e na segurança deles.


Marcações: ERGONOMIA




Orçamento
Solicite uma proposta para sua empresa



PPRA
Treinamentos
LTCAT
Laudo de Insalubridade
Laudo Ergonômico
PPP
Software Gestão E-Social

PCMSO
Exames Admissionais
Demissionais
Periódicos
Retorno Trabalho
Mudança de Função
Ex. Complementares
Laboratório
Raio X
Espirometria
Audiometria

Solicitar orçamento!